Pular para o conteúdo principal

Because maybe You're gonna be the one that saves me And after all You're my wonderwall

Consumir ao menos três frutas diferentes por dia é o desejável para se ter uma alimentação saudável. Do contrário, o organismo vai ficar mais vulnerável a uma série de problemas. Isso porque as frutas são ótimas fontes de fibras, sais minerais e vitaminas.

A maçã, por exemplo, representa muito bem os benefícios que o consumo de fruta traz ao organismo. "Ela sequestra ácidos biliares e impede que eles, cheios de colesterol, voltem para o fígado, prevenindo assim os cálculos renais. O fígado, que precisa de gordura, pega do sangue, diminuindo o colesterol", explica o médico nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Frutas ajudam na digestão e fazem bem à saúde - Foto: Getty Images

As frutas ainda possuem o mais alto teor de água dos alimentos, de 80% a 90%, e proporcionam ao organismo um funcionamento com o máximo de eficácia, pela acentuação do processo de eliminar resíduos tóxicos.

Junto com as refeições
Uma boa opção para consumir várias frutas durante o dia é incluí-las nas refeições.

"A mescla dos sabores doce (da fruta) e salgado (dos pratos) desperta sensações inusitadas no paladar. E os benefícios não terminam numa refeição mais gostosa. Há misturas que melhoram a digestão e outras que aumentam a saciedade", afirma a nutricionista Roberta Stella, chefe da equipe nutricional do Minha Vida.

A melhor opção, segundo ela, é adoçar sua refeição com a fruta in natura. Mas as frutas em calda também acompanham muitos pratos. O sabor fica delicioso e elas preservam boa parte dos nutrientes contidos na versão fresca. O problema está no excesso de calorias que o açúcar usado no cozimento acrescenta. Sendo assim, evite as compotas no dia a dia.

Entenda como as frutas ajudam na digestão - Foto: Getty Images

Receitas práticas
Roberta ensina dicas para você incrementar os seus pratos com frutas:

- Abacaxi com carne:
o abacaxi apresenta uma substância chamada bromelina, amaciante natural das carnes. Assim, essa combinação dá uma sensação de conforto, melhorando a digestão dos alimentos.

- Feijoada com laranja: incluir a fruta na refeição é mais do que saboroso. A laranja estimula a liberação de suco gástrico noestômago, o que facilita a digestão dos alimentos e diminui a sensação de peso que se abate sobre você após a feijoada.


- Farofa com ameixa:
mais uma vez, a sabedoria popular trabalha a favor da sua saúde. A ameixa é um ótimo laxante enquanto a farinha tende a prender o intestino. Combinando as duas, mesmo quem sofre com prisão de ventre pode adicionar o acompanhamento na refeição.

- Banana à milanesa: ela dá muito mais sabor a qualquer prato. Rica em potássio, a banana é uma ótima pedida para atletas que sentem cãibras e também deve compor o prato de quem precisa de muita comida para se sentir saciado (isso porque, como ela é rica em fibras solúveis, a digestão demora mais e você tarda a sentir fome novamente). O problema aqui está na milanesa, que acrescenta muitas gorduras e calorias ao seu prato. A dica: mantenha a banana in natura ou, se preferir, dê uma grelhada na fruta.

Fonte: minhavida.com.br/conteudo/12498-Frutas-facilitam-a-digestao-e-mantem-o-organismo-protegido.htm?utm_source=news_mv_f&utm_medium=11_01_18&utm_term=mv&utm_content=dt&utm_campaign=mat9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congele os alimentos do jeito certo e não perca os nutrientes O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados

O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados Tente imaginar a vida sem geladeira. Retrato do caos, certo? Não poder armazenar alimentos e refeições prontas atrasaria muito o cotidiano já tão atribulado. E mais: geladeira é tão essencial quanto amiga da sua saúde, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), que descobriu que congelar alguns alimentos ajuda a preservar seus nutrientes. Os pesquisadores analisaram o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar até sua mesa e constataram que à temperatura ambiente as perdas de nutrientes chegam de 10 a 25%. As maiores perdas se deram nas vitaminas. O feijão verde é outro alimento que se beneficia do congelamento. Um trabalho conduzido pela nutricionista Barbara Klein, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prova que ele retém o dobro de vitamina C quando refrigerado. Gu...

Receita saudavel

PANQUECA DE AVEIA COM FRANGO Rendimento = 6 porções (155g cada) Ingredientes Massa: 1/2 xícara (chá) de água 1 ovo 1 colher (chá) de azeite de oliva 4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sal a gosto Recheio: 300 g de filé de frango 1 cebola picada 1 tomate picado sal a gosto salsinha picada Modo de Preparo Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador e faça 6 panquecas em frigideira antiaderente. Reserve. Recheio: Frite os filés e junte o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até amaciar. Bata no processador e recheie as panquecas.