Pular para o conteúdo principal

Chá Verde e Chá Preto diminuem Ganho de Peso através da Modulação da Microbiota Intestinal

Estudo publicado na revista “Europena Jornal of Nutrition” teve como objetivo discutir o efeito anti-obesogênico dos polifenóis do chá verde (CV) e chá preto (CP) descafeinado e a relação com a alteração da microbiota intestinal.
Para isso, ratos C57BL/6J foram alimentados com dieta rica em gordura e sacarose, ou dieta rica em gordura e sacarose suplementada com 0,25% de CV ou CP, ou dieta com baixa concentração de gordura e rica em sacarose durante 4 semanas.  A composição bacteriana foi avaliada por sequenciamento MiSeq do gene 16S de Rrna
Após o período de teste, o peso dos ratos que receberam extratos de chá verde ou chá preto caiu para os mesmos níveis dos ratos que receberam a dieta com baixo teor de gordura.
A avaliação da microbiota intestinal mostrou que dietas com CV e CP foram associadas à redução das bactérias do filo Firmicutes (associadas à obesidade), e aumento de bactérias do filo Bacteroidetes (associadas à massa magra). A utilização dos chás também induziu aumento da fosforilação da enzima hepática  5´-adenosil monofosfato (AMPK) em 70 para o CV e 289% para o CP.
Apenas para os ratos que receberam dieta com CP foi observado aumento de Pseudobutyrivibrio e na formação intestinal de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), analisada ​​por cromatografia gasosa.
Os autores sugerem que os chás verde e preto são prebióticos e que induzem a perda de peso por estarem associados à alteração da microbiota intestinal e ao aumento da fosforilação do AMPK, indicando que os benefícios do consumo dos chás vão além da sua ação antioxidante. Sugerem, ainda, que o CP aumenta a ação do AMPK através da produção dos AGCC, enquanto o CV exerce esse efeito por ação hepática direta.
 Referência

Henning SM, Yang J, Hsu M, Lee RP, Grojean EM, Ly A, Tseng CH, Heber D, Li Z. Decaffeinated green and black tea polyphenols decrease weight gain and alter microbiome populations and function in diet-induced obese mice. Eur J Nutr. 2017 Sep 30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congele os alimentos do jeito certo e não perca os nutrientes O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados

O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados Tente imaginar a vida sem geladeira. Retrato do caos, certo? Não poder armazenar alimentos e refeições prontas atrasaria muito o cotidiano já tão atribulado. E mais: geladeira é tão essencial quanto amiga da sua saúde, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), que descobriu que congelar alguns alimentos ajuda a preservar seus nutrientes. Os pesquisadores analisaram o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar até sua mesa e constataram que à temperatura ambiente as perdas de nutrientes chegam de 10 a 25%. As maiores perdas se deram nas vitaminas. O feijão verde é outro alimento que se beneficia do congelamento. Um trabalho conduzido pela nutricionista Barbara Klein, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prova que ele retém o dobro de vitamina C quando refrigerado. Gu...

Receita saudavel

PANQUECA DE AVEIA COM FRANGO Rendimento = 6 porções (155g cada) Ingredientes Massa: 1/2 xícara (chá) de água 1 ovo 1 colher (chá) de azeite de oliva 4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sal a gosto Recheio: 300 g de filé de frango 1 cebola picada 1 tomate picado sal a gosto salsinha picada Modo de Preparo Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador e faça 6 panquecas em frigideira antiaderente. Reserve. Recheio: Frite os filés e junte o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até amaciar. Bata no processador e recheie as panquecas.

Because maybe You're gonna be the one that saves me And after all You're my wonderwall

Consumir ao menos três frutas diferentes por dia é o desejável para se ter uma alimentação saudável. Do contrário, o organismo vai ficar mais vulnerável a uma série de problemas. Isso porque as frutas são ótimas fontes de fibras, sais minerais e vitaminas. A maçã, por exemplo, representa muito bem os benefícios que o consumo de fruta traz ao organismo. "Ela sequestra ácidos biliares e impede que eles, cheios de colesterol, voltem para o fígado, prevenindo assim os cálculos renais. O fígado, que precisa de gordura, pega do sangue, diminuindo o colesterol ", explica o médico nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). As frutas ainda possuem o mais alto teor de água dos alimentos, de 80% a 90%, e proporcionam ao organismo um funcionamento com o máximo de eficácia, pela acentuação do processo de eliminar resíduos tóxicos. Junto com as refeições Uma boa opção para consumir várias frutas durante o dia é incluí-las nas refeições....