Pular para o conteúdo principal

Ingestão de cacau melhora função cardíaca

Estudo comprovou que o consumo concentrado de cacau na forma sólida ou líquida possui efeitos benéficos para a função cardíaca de indivíduos saudáveis com sobrepeso. “Podemos dizer que os polifenóis do cacau, principalmente os flavonóides, são os responsáveis pela melhora da função endotelial, enquanto o açúcar atenua estes efeitos”, explicam os autores.

Trata-se de um estudo randomizado controlado publicado no American Journal of Clinical Nutrition, no qual participaram 44 adultos não fumantes, com idade média de 53 anos e índice de massa corporal entre 25 e 35 kg/m2. As medidas de circunferência de cintura eram >88 cm nas mulheres e >102 cm nos homens.

O experimento foi composto de duas partes. Na fase I, os participantes foram divididos ao acaso em dois grupos. Um grupo (estudo) recebeu uma barra de 74g de chocolate amargo contendo 22g de cacau e o outro grupo (placebo) recebeu uma barra de mesmo peso, porém contendo 0g de cacau. Na fase II, os mesmos participantes foram divididos em três grupos e cada um consumiu duas xícaras de chocolate quente. O primeiro grupo recebeu a bebida sem açúcar contendo 22g de cacau; o segundo, ingeriu a bebida com açúcar e a mesma quantidade de cacau e o terceiro (grupo placebo), uma bebida de aspecto similar, que não continha cacau. Houve um período de sete dias entre o término de uma fase e início da outra. A função endotelial dos participantes foi medida após 8h de jejum de um dia para o outro e 2h após cada tratamento, assim como a pressão sanguínea.

O consumo de uma dose de chocolate sólido foi suficiente para aumentar a vasodilatação e diminuir a pressão sanguínea. O mesmo foi observado em relação ao chocolate líquido, porém a bebida sem açúcar trouxe os melhores resultados e o chocolate quente açucarado não causou mudanças na pressão sanguínea. “Como a concentração de cacau era a mesma nas duas bebidas (22g de cacau contendo 3.282mg de polifenóis), os melhores efeitos do chocolate quente podem ser atribuídos à ausência do açúcar”, explicam os autores. E ainda, “a melhora da função endotelial observada após o consumo do cacau está relacionada com uma elevação da concentração de epicatecina no plasma, que aumenta a vasodilatação. Além disso, a procianidina (que está presente no cacau) aumenta a concentração de óxido nítrico no plasma, promovendo o relaxamento dos vasos”.

“Futuros experimentos são necessários para a determinação da influência a longo prazo do cacau na função cardiovascular, da dosagem da quantidade ideal a fim de se obterem os efeitos desejados e da variação destes resultados dentre diferentes populações”, sugerem.

Data: 29/01/2009
Autor(a): Iara Waitzberg Lewinski

Referência(s)

Fardini Z, Njike VY, Dutta S, Ali A, Katz DL. Acute dark chocolate and cocoa ingestion and endothelial function: a randomized controlled crossover trial. Am J Clin Nutr. 2008;88(1):58-63.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congele os alimentos do jeito certo e não perca os nutrientes O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados

O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados Tente imaginar a vida sem geladeira. Retrato do caos, certo? Não poder armazenar alimentos e refeições prontas atrasaria muito o cotidiano já tão atribulado. E mais: geladeira é tão essencial quanto amiga da sua saúde, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), que descobriu que congelar alguns alimentos ajuda a preservar seus nutrientes. Os pesquisadores analisaram o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar até sua mesa e constataram que à temperatura ambiente as perdas de nutrientes chegam de 10 a 25%. As maiores perdas se deram nas vitaminas. O feijão verde é outro alimento que se beneficia do congelamento. Um trabalho conduzido pela nutricionista Barbara Klein, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prova que ele retém o dobro de vitamina C quando refrigerado. Gu...

Receita saudavel

PANQUECA DE AVEIA COM FRANGO Rendimento = 6 porções (155g cada) Ingredientes Massa: 1/2 xícara (chá) de água 1 ovo 1 colher (chá) de azeite de oliva 4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sal a gosto Recheio: 300 g de filé de frango 1 cebola picada 1 tomate picado sal a gosto salsinha picada Modo de Preparo Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador e faça 6 panquecas em frigideira antiaderente. Reserve. Recheio: Frite os filés e junte o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até amaciar. Bata no processador e recheie as panquecas.

Because maybe You're gonna be the one that saves me And after all You're my wonderwall

Consumir ao menos três frutas diferentes por dia é o desejável para se ter uma alimentação saudável. Do contrário, o organismo vai ficar mais vulnerável a uma série de problemas. Isso porque as frutas são ótimas fontes de fibras, sais minerais e vitaminas. A maçã, por exemplo, representa muito bem os benefícios que o consumo de fruta traz ao organismo. "Ela sequestra ácidos biliares e impede que eles, cheios de colesterol, voltem para o fígado, prevenindo assim os cálculos renais. O fígado, que precisa de gordura, pega do sangue, diminuindo o colesterol ", explica o médico nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). As frutas ainda possuem o mais alto teor de água dos alimentos, de 80% a 90%, e proporcionam ao organismo um funcionamento com o máximo de eficácia, pela acentuação do processo de eliminar resíduos tóxicos. Junto com as refeições Uma boa opção para consumir várias frutas durante o dia é incluí-las nas refeições....