Com a correria do dia a dia, alimentar-se bem é fundamental para ter energia o suficiente para todas as nossas funções. Mas a falta de tempo também se torna uma desculpa para muitas pessoas que acabam optando por lanches rápidos, muito calóricos e pouco nutritivos.
Para que você não caia em tentação, ganhe uns quilinhos indesejáveis e seja um “candidato” a ter doenças crônico degenerativas (diabetes e hipertensão), colesterol alto e maior risco de doenças cardíacas, algumas dicas vão te ajudar nessa tarefa de se alimentar melhor e de maneira prática. Siga essas dicas:
Se você almoça fora todos os dias e vai a um restaurante self service, antes de se servir, olhe todas as opções. Quando vamos nos servindo, sem antes verificarmos o que vamos escolher, nossa tendência é misturar alguns tipos de alimentos que seriam do mesmo grupo e assim colocar no prato quantidades maiores do que realmente precisamos. No caso de preferir restaurantes tradicionais, o ritual costuma ser cheio de etapas: couvert, entrada, prato principal e sobremesa, podendo somar até 1.000 calorias extras! Uma medida fácil é dispensar o couvert tradicional, com pão e azeitona, e ir direto para a preparação principal. “Escolha sempre uma salada, um carboidrato complexo (massa ou arroz integral) e uma proteína com baixo teor de gordura, como peixes e aves”. E não se esqueça: as grandes refeições como no caso do almoço e jantar, devem durar em torno de 20 minutos, para que nosso cérebro perceba que estamos nos alimentando e envie a mensagem de saciedade freando, assim, os excessos.
Entre as refeições, faça sempre um lanche saudável. Utilize lacticínios com baixo teor de gordura como iogurte light, leite desnatado, queijos magros e peito de peru. Outras boas opções são as barras de cereais, picolés de frutas, biscoitos integrais ou lights. Assim você não fica tantas horas sem comer, o que te ajudará a não exagerar na próxima refeição e a manter seu metabolismo acelerado.
Ingira bastante água. Ela te ajuda a controlar a fome, hidrata e junto com uma adequada ingestão de fibras, melhora o funcionamento do intestino. Para saber a quantidade de água que você deve ingerir, basta multiplicar 35 ml pelo seu peso, em kg. Assim, uma mulher de 60 kg deverá ingerir 2.100 ml/dia. Divida a quantidade de líquidos que precisa beber ao longo do dia. Separe pelo menos 2 garrafinhas pela manhã e 2 à tarde; e deixe-as em cima da sua mesa de trabalho. “Essa atitude de ajudará você a cumprir sua meta diária”.
Fonte: http://www.portalequilibra.com.br/artigos.asp?maid=35
Comentários
Postar um comentário