
As fibras presentes nos alimentos vegetais podem existir de duas formas: insolúvel ou solúvel.
A ingestão deve consistir de quantidades iguais de fibras solúvel e insolúvel e podem ser obtidos com 5 ou mais tipos de frutas e vegetais e 6 tipos de grãos totais (cereais e leguminosas). Deve ficar claro que não é possível obter quantidades adequadas e variadas de fibras apenas pela ingestão de grandes quantidades de frutas e vegetais, já que esses possuem menor quantidade de fibras quando comparados aos grãos integrais, devido ao seu alto teor de água.
Alimentos ricos em fibras (em ordem decrescente) são:
· Cereais processados à base de farelo (farelo de trigo, arroz, aveia, cevada, etc)
· Leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, etc)
· Frutas (maçã, pêra, goiaba e pêssego com casca, frutas cítricas como laranja e mexerica incluindo o bagaço, uva-passa)
· Hortaliças (batata com casca, brócolis, cenoura, couve, repolho, etc)
Abaixo apresento resumidamente os benefícios do consumo de fibras para o nosso organismo.
Problemas intestinais : Alívio da prisão de ventre ; Prevenção de doenças como diverticulite, câncer de cólon e síndrome do intestino irritado.
Lipídios : Redução do colesterol total ; Redução do LDL colesterol (mau colesterol) ; Aumento do HDL colesterol (bom colesterol) ; Redução dos triglicerídios
Glicose : Redução da hiperglicemia (controle do diabetes) ; Aumento da sensibilidade do músculo à insulina
Pressão sangüínea : Redução da pressão sistólica e diastólica
Controle de peso : Redução da ingestão de energia e gorduras ; Aumento da sensação de saciedade ; Alguma perda da energia consumida.
Comentários
Postar um comentário